Sábado

18.NOV

BOM DIA

Artigos
Busca:

Um pouco sobre a terapia corporal com crianças

Autor: Lílian Lúcia de Oliveira CRP06/59372


Wilhelm Reich sempre teve uma preocupação muito grande não só em relação ao tratamento, mas principalmente no que diz respeito à prevenção das neuroses, e para isso considerava fundamental o trabalho de educação das crianças.
Em seu livro ?Criança do Futuro? (1950) já dizia que:

? Não podemos dizer às nossas crianças que tipo de mundo elas vão ou deverão construir. Mas podemos equipá-las com um tipo de estrutura de caráter e vigor biológico que dê capacidade para elas tomarem suas próprias decisões e encontrarem seus caminhos para construir seu próprio futuro e criar suas crianças de uma maneira racional.? (p. 8)

Ou seja, para ele o trabalho com a criança desde seus primeiros anos de vida, evitaria a formação de couraças e neuroses, criando para o futuro uma geração de indivíduos mais saudáveis. As principais ferramentas utilizadas pelos psicólogos infantis são o brinquedo e o brincar, uma vez que estes representam o mundo interno da criança e suas elaborações a respeito da realidade que a cerca.
Para os terapeutas reichianos, o corpo é a expressão do inconsciente, e o brinquedo representa também a tensão corporal existente naturalmente, e que se não elaborada poderá-se transformar em couraça.
Para que isso não ocorra é necessário se trabalhar terapeuticamente com a criança, não somente a simbolização subjacente ao seu brincar, mas também o conteúdo corporal envolvido nesse brincar.
O objetivo desse trabalho é, através de uma série de movimentos inerentes ao brincar ou introduzidos de forma proposital, restabelecer o fluxo normal de energia no corpo da criança antes que a tensão se transforme em couraça, facilitando seu processo de desenvolvimento físico e emocional, propiciando um aumento de auto-estima e auto-aceitação..
A participação efetiva dos pais é fundamental para o sucesso de todo esse processo terapêutico.
Esta tem sido a nossa proposta.

BIBLIOGRAFIA
-Reich, W. Children of the future. Relatório apresentado na Segunda Conferência Internacional de Orgonomia em Rangeley em Agosto de 1950 e publicado no Orgone Energy Bulletin, vol.2, nº4 no mesmo ano.
-Tradução Eleusa Tenório 2001- Espaço Wilhelm. Reich de Alagoas.
WAD