Segunda-Feira

20.NOV

BOA TARDE



A Psicopedagogia é uma área do conhecimento que tem como objeto de estudo o processo ensino-aprendizagem e os problemas decorrentes desse processo. Dentro deste contexto podemos localizar a psicopedagogia na confluência entre psicologia e pedagogia servindo de inegável apoio tanto no âmbito clínico quanto institucional.

O olhar psicopedagógico busca, dentro do processo de aprendizagem, “o como” o sujeito utiliza seu corpo para aprender. O aprendente é considerado uma unidade e não um ser fragmentado, portanto disfunções em quaisquer aspectos (orgânico, cognitivo, emocional, pedagógico, social) desencadearão diversas alterações que dificultarão a aprendizagem.

A aprendizagem é um processo contínuo em todos os instantes da vida, é uma função vital, é energia de vida.
Ocorre, algumas vezes, desse processo natural do organismo ser interrompido ou bloqueado por vários motivos e de diversas formas, o que resulta no tão falado Problema de aprendizagem.

A Psicopedagogia propõe uma visão abrangente para achar uma resposta aos problemas de aprendizagem de determinado sujeito, analisado-os em diferentes perspectivas: a da sociedade, a da família, a da escola, e a do aluno, considerando ainda que o homem é um ser histórico, biológico, emocional e social.

É a partir dessa difícil tarefa que se inicia a intervenção psicopedagógica, direcionando-se não apenas para os motivos da não aprendizagem, mas principalmente na descoberta do momento do entrave na função de aprender e no restabelecimento dessa função natural.
WAD